Páginas

sábado, 26 de outubro de 2013

"Poseirismo" is the new black

Os Posers existem na cultura (ao menos na norte-americana), desde o século 19, e vem se espalhando pelo mundo mais rápido que baratas, pelo menos, é o que dizem os fanáticos por bandas, e que quase dão seu sangue por uma determinada banda, e não aceitam que outras pessoas, assumam gostar apenas de uma música, ou não saber qual o nome do primeiro cachorro do baterista da tal.
Antes de mais nada, devemos procurar uma definição concreta sobre o que é ser "poser".
Segundo o site http://dictionary.reference.com/:
Poser (poseur), é um termo pejorativo que define "uma pessoa que finge ser algo que ela não é", copiando vestimentas, vocabulário e/ou maneirismos de um grupo ou subcultura, geralmente para conseguir aceitação dentro de um grupo ou por popularidade em meio a vários outros grupos, mas que não compartilha ou não entende os valores ou a filosofia da subcultura.
Partindo dessa definição podemos entender que temos que tomar muito cuidado ao denominar alguém como poser, pois novos fãs e ouvintes aleatórios da banda, não podem de maneira alguma serem taxados e escrachados como poser. Entretanto, comentários errôneos nas redes sociais, discriminando pessoas pode ser vista de forma cansativa, e até mesmo irritante.
Ai já entramos em um outro grupo. Os fãs que sentem que a banda é só dele, e de mais ninguém!
Esse grupo é visto não só no mundo musical, mas também no meio televisivo (principalmente quando o assunto são conteúdos de TV do estrangeiro), e no universo gamer (onde há uma guerra constante entre gamers da velha escola e da nova).
Para esses grupos, há uma insegurança, pois normalmente gostam de bandas que não fazem sucesso, e passam a gostar dela, para se sentir um ser único perante a sociedade, normalmente esses fãs são adolescentes, que tentam buscar sua própria e única identidade e acabam se sentindo "donos" de determinadas bandas, e se assustam ao ver novos adeptos. Se sentem mais pressionados ainda quando sua banda "viram modinha", a necessidade de mostrar a todos que ele já ouvia a banda antes desse fato horrível é sempre maior.

- Você gosta dessa banda?
- Claro que gosto! Ouço ela desde criança!

Nessa resposta sempre há variáveis, como "Ouço ela desde 14/10/2003" ou "Ouço ela desde os 14 anos" ou até mesmo uma mais direta como "Ouço ela BEEMM antes de virar modinha".

Esses fãs muitas vezes se esquecem que o ganha pão do cantor é a venda de ingressos e músicas, e para isso a lógica do "quanto mais melhor" é aplicável nessa situação. O cantor ganha mais, fica feliz e produz mais.

Todos ficam felizes!

Pelo menos na teoria.

Nenhum comentário: